Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

A IMPORTÂNCIA DE UMA HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS BEM FEITA

A higienização de reservatórios de água deve ser feita periodicamente. Dessa forma, a água consumida pelas pessoas estará sempre potável e não causará danos para a saúde.

Para que a água possa ser considerada potável ela não pode conter organismos patogênicos ou substâncias tóxicas. Quando a água é imprópria para o nosso consumo, pode provocar doenças de origem hídrica ou veiculação hídrica. Continue lendo que nós vamos explicar tudinho!

 

A IMPORTÂNCIA DE UMA HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS BEM FEITA
Foto user6377236 - Freepik - Licença Premium

 

HIGIENIZAÇÃO PERIÓDICA

O INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) recomenda que a higienização de reservatórios seja feita a cada 6 meses. Embora seja lei para condomínios e estabelecimentos comerciais, ninguém fiscaliza casas. Ou seja, cabe ao morador ficar de olho no prazo e realizar periodicamente a higienização.

O problema de deixar passar esse prazo é o risco cada vez maior de contaminação da água. Caso haja problema com a tampa do reservatório, a higienização deve ser realizada imediatamente. O motivo é que a água descoberta sofre todo tipo de contaminação, desde fezes de animais até insetos.

São bactérias, parasitas, protozoários e vírus (organismos patogênicos) prontos para transmitir diversas doenças, seja pela ingestão da água ou pelo simples contato com a pele.

Ou seja, em caso de suspeita de contaminação da água, faça a higienização do reservatório imediatamente!

ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA

Existe uma maneira muito fácil de saber se a água que você consome está contaminada: basta fazer uma análise bacteriológica.

A Uniprag Rio realiza a análise bacteriológica da água assim que realiza a higienização do reservatório, comprovando que serviço foi bem feito. Porém, em caso de suspeita, realizamos a análise antes do serviço também.

OS TAIS PATÓGENOS E AS DOENÇAS

Primeiro, vamos explicar a diferença entre doenças de origem hídrica e de veiculação hídrica. As de origem hídrica acontecem quando existem substâncias químicas acima do nível permitido na água.

As de veiculação hídrica acontecem quando a água está contaminada por organismos patogênicos e atua como veículo do agente infeccioso. Isso pode causar doenças como giardíase, amebíase, febre tifoide e paratifoide, gastroenterite, cólera e hepatite infecciosa, entre outras.

Por isso é tão importante confiar em quem faz a higienização do reservatório, pois além de um serviço bem feito, é preciso colocar a quantidade certa de produtos para tratar a água. Caso contrário, podem ocorrer problemas de saúde de origem hídrica.

HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS – A IMUNISERVICE ESTÁ PREPARADA

Você deve tomar certos cuidados na hora de contratar uma empresa para higienizar seu reservatório de água. A empresa contratada deve apresentar seu registro no INEA e seus técnicos devem ter treinamentos e habilitações específicos.

A Uniprag Rio conta com equipes qualificadas e habilitadas nas normas específicas para realizar o serviço de higienização de reservatórios com o máximo de eficiência.

É importante que os profissionais sejam habilitados nas normas de segurança NR 10, NR 33 e NR 35, que são específicas para segurança em instalações e serviços em eletricidade, trabalho em espaço confinado e trabalho em altura. Isso quer dizer que nossos profissionais estão habilitados para fazer serviços em qualquer ambiente vertical com eficiência, segurança e responsabilidade. Para completar, eles estão aptos a trabalhar em espaços confinados.

Eles devem estar usando os EPIs adequados, como capacete, óculos de proteção de ampla visão, macacão específico, botas, cinto de segurança com talabarte duplo e luvas pigmentadas.

Devem ter recebido treinamento para economizar o máximo possível de água, saber manipular os produtos e fazer a higienização de maneira eficiente.

Para completar, coletamos amostra da água e mandamos para análise laboratorial, emitindo certificado assegurando os padrões de potabilidade de seu reservatório.

Confira todas essas recomendações na hora de contatar e  fiscalizar o serviço. Nós cuidamos da água que você bebe!

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

A febre amarela fez sua primeira vítima na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um paciente de Maricá que estava internado faleceu dia 19/04. Ele estava com suspeita de febre amarela e seu sangue foi coletado para exames. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen) e ao laboratório da Fiocruz, onde são realizados testes específicos para detectar a febre amarela

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Quando cientistas encontraram o vírus da Zika no sêmen de homens mesmo após a infecção já ter terminado, estudos começaram a ser conduzidos. Agora, o resultado é oficial: o vírus da Zika pode afetar os testículos, sêmen e testosterona.

Insetos ou Aliens?

Insetos ou Aliens?

Às vezes nos esquecemos que a natureza é cheia de maravilhas. Há mais de um milhão de espécies diferentes de insetos no nosso planeta e eles representam mais da metade dos organismos vivos do mundo.

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

O carnaval está chegando e o Procon quer saber se a dedetização e higienização de reservatórios está em dia em quiosques, bares e restaurantes. O órgão está intensificando a fiscalização em restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques. A operação está sendo chamada de “Esquentando os Tamborins” e a sua última incursão encontrou diversas irregularidades.

WhatsApp
Entre em contato